As instituições de ensino, para educar, terão de
considerar alguma maneira de inclusão de dispositivos móveis no aprendizado. O
uso massivo dos celulares, por parte dessa geração, introduziu um novo estilo
de comunicação entre utilizadores, que poderá constituir uma nova forma de
comunicação na educação. Algumas das vantagens ou limitação dos dispositivos
móveis têm diminuído nos últimos anos e novos desafios para a aprendizagem com
esses dispositivos estão a surgir. Vale á penas estar atento a essa evolução,
no sentido de caminhar para a escola digital.
Os dispositivos móveis são um fato na vida cotidiana de milhões
de pessoas em todo mundo, apesar de ter passado
mais de 50 anos, os problemas de ensino continuam o mesmo problema. Nas
salas de aula, em partes, ainda certa relutância em relação a entrada da
tecnologia.
O importante não é inovar, mas o próprio processo de
ensino-aprendizagem. O "como”. O ponto de partida deve sempre pedagógicos,
nunca tecnológico.
O surgimento forte de dispositivos móveis e dos meios de
comunicação em nossa vida cotidiana transformou não só a forma como nos comunicamos
e relacionamos, mas também como aprendemos e ensinamos. As tecnologias móveis mudaram
muito a natureza do conhecimento, como é distribuído e como acessá-lo. A
proliferação de ferramentas sociais que permitem muitos tipos diferentes de
interação e comunicação, a publicação imediata e geração de conteúdo e novas
formas de expressão, novas linguagens e narrativas, se tornou necessário uma conceptualização
das abordagens metodológicas para se considerar e incorporar o conhecimento no ensino
aprendizagem.
Da mesma forma, é necessário explorar as mudanças que o
uso de telas pequenas pode ter nos hábitos de leitura, modos de escrever e
linguagem narrativa e fornecer mecanismos e estratégias que possam dar resposta
às diferentes necessidades dos alunos e professores.
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