quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Era Digital


                                                     
                   A era Digital...

As instituições de ensino, para educar, terão de considerar alguma maneira de inclusão de dispositivos móveis no aprendizado. O uso massivo dos celulares, por parte dessa geração, introduziu um novo estilo de comunicação entre utilizadores, que poderá constituir uma nova forma de comunicação na educação. Algumas das vantagens ou limitação dos dispositivos móveis têm diminuído nos últimos anos e novos desafios para a aprendizagem com esses dispositivos estão a surgir. Vale á penas estar atento a essa evolução, no sentido de caminhar para a escola digital.
Os dispositivos móveis são um fato na vida cotidiana de milhões de pessoas em todo mundo, apesar de ter passado  mais de 50 anos, os problemas de ensino continuam o mesmo problema. Nas salas de aula, em partes, ainda certa relutância em relação a entrada da tecnologia.
O importante não é inovar, mas o próprio processo de ensino-aprendizagem. O "como”. O ponto de partida deve sempre pedagógicos, nunca tecnológico.
O surgimento forte de dispositivos móveis e dos meios de comunicação em nossa vida cotidiana transformou não só a forma como nos comunicamos e relacionamos, mas também como aprendemos e ensinamos. As tecnologias móveis mudaram muito a natureza do conhecimento, como é distribuído e como acessá-lo. A proliferação de ferramentas sociais que permitem muitos tipos diferentes de interação e comunicação, a publicação imediata e geração de conteúdo e novas formas de expressão, novas linguagens e narrativas, se tornou necessário uma conceptualização das abordagens metodológicas para se considerar e incorporar o conhecimento no ensino aprendizagem.

Da mesma forma, é necessário explorar as mudanças que o uso de telas pequenas pode ter nos hábitos de leitura, modos de escrever e linguagem narrativa e fornecer mecanismos e estratégias que possam dar resposta às diferentes necessidades dos alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário